Aula prática de Ciências

Postado em Ultimas Noticias

A turma do 3.º ano está toda animada com os conteúdos estudados nas aulas de Ciências. Estamos estudando a água, o ar e o solo. Para ilustrar os nossos estudos, os alunos participaram de uma aula prática onde puderam perceber a presença do ar, sentir os diferentes tipos de solo (terra de jardim, areia e argila) e verificar qual tipo de solo a água passa com mais facilidade.

Para perceber a existência do ar e o fato de que ele ocupa lugar no espaço, usamos uma vasilha com água, uma bolinha de papel amassada no fundo de um copo de vidro. Viramos o copo com o papel no fundo dentro da vasilha de água. Vimos que não entrou água dentro do copo e assim o papel não se molhou.

Os alunos puderam observar as diferentes texturas dos solos: terra de jardim, areia e argila. Comparamos cores, tamanhos dos grãos e texturas.

Para verificarmos em qual tipo de solo a água passa com facilidade, usamos duas garrafas transformando a parte de cima em funil, algodão para tamparmos o buraco do funil, dois tipo de solo: um com grande quantidade de areia e outro com grande quantidade de argila e água. Em seguida colocamos cada solo dentro de um funil e enchemos de água. Podemos perceber que no solo com grande quantidade de argila a água passou com mais dificuldade. O solo com grande quantidade de areia a água passou mais facilidade. Nesse momento, discutimos sobre os conceitos de muito permeável e pouco permeável.

Todas essas atividades favoreceram a construção de conceitos e contribuiram para fixarmos o que já tinhamos estudamos em sala. Os alunos demonstraram interesse e entusiamo com as atividades propostas.

Imprimir